Filtro de fluxo cruzado originalmente projetado para alimentos líquidos, sucos de frutas, produtos químicos e suspensões farmacêuticas, pode ser usado com eficácia para concentrar culturas de microalgas de água doce ou salgada a partir de baixas densidades de sólidos em suspensão. O princípio utilizado é o da filtração de fluxo cruzado aplicado a membranas de fibra oca em material polimérico ou cerâmico.
As unidades de filtração com capilares de polímero têm diâmetro de 1,5 e 3 mm e diâmetro nominal de poro de 0,2 µm. As unidades com membranas cerâmicas possuem diferentes diâmetros e diâmetros de poros funcionais à matriz a ser tratada. As membranas podem ser regeneradas.
A série de unidades filtrantes BioM Crossflow é ideal para a recuperação de biomassa de algas em culturas com baixa densidade de sólidos em suspensão e permite a recuperação de 100% da biomassa, sem utilização de adjuvantes e sem danificar as células.
Alto nível de qualidade do material algal concentrado que, a partir de culturas de baixa densidade (0,2-2 g/L) retiradas diretamente do reator de crescimento, pode atingir aproximadamente 20-30 g/L de biomassa seca ao final do processo, operando um fator de concentração igual a 100-150.
O líquido filtrado existente consiste no meio de crescimento clarificado por sólidos suspensos e contaminantes (por exemplo, bactérias). Também contém quaisquer nutrientes residuais não totalmente utilizados pelas microalgas, permitindo assim uma utilização posterior para o cultivo de novos volumes de algas.
Manutenção das características de cada espécie individual de algas. Nenhuma redução dos pigmentos contidos nas células. Todo o processo pode ocorrer à temperatura ambiente.
Altos rendimentos nominais com diferentes espécies de algas.
Versatilidade máxima para filtrar não apenas culturas de algas, mas também meios líquidos de crescimento antes da inoculação em fotobiorreatores fechados ou abertos.
As unidades de filtro da série BioM Crossflow fornecem superfícies de filtração de 20-800 m2 e podem ser fornecidas em configuração semiautomática ou automática.
Limpeza rápida e fácil com volumes reduzidos de água ou produtos químicos de baixa concentração.
Processo de completação automática controlável por PLC, válvulas automáticas, sondas de controle, possibilidade de combinar controle remoto e teleserviço.